Hoje muito se fala em diversidade e inclusão, entender a fundo esses conceitos e a importância de sua correta aplicação é fundamental para as empresas e indivíduos.
Diversidade e inclusão devem ser vistas como conceitos complementares que possuem significados distintos. Diversidade está relacionado as características individuais que tronam cada indivíduo único, enquanto que inclusão significa respeitar e valorizar essas diferenças. A frase dita por Vernã Myres (VP de estratégia e inclusão da Netflix) exemplifica muito bem o que isso quer dizer: “se a Diversidade é ser convidado para a festa, a inclusão é ser chamado para dançar.”
Perspectivas e vivencias diversas em um mesmo grupo de trabalham propiciam pontos de vistas diferentes, que levam a um maior número de possibilidade para solucionar problemas e criar inovações. Para tanto é necessário que, além de diverso, esse ambiente seja seguro para que as pessoas possam ser elas mesmas e se sintam confortáveis a compartilhar os seus pensamentos e ideias.
As singularidades dos indivíduos de um grupo são visíveis e invisíveis e podem ser diferenças étnico-raciais, orientação sexual, gênero, familiares, religiosas, entre gerações, classes sociais, capacidades físicas e mentais, regionais, dentre inúmeras outras.
Para que esse processo de inclusão dos diferentes e das diferenças seja benéfico para as organizações e também para os profissionais é necessário que as empresas sejam aptas a fazer a gestão da diversidade, evitando assim conflitos e rotatividade dos funcionários. Ser uma empresa capaz de internalizar esses valores e difundi-los em sua cultura traz benefícios para sua reputação e faz com que membros dos mais diversos grupos e com boas qualificações queiram fazer parte da organização.
Deixe um comentário