Você já pensou que não é só a empresa que escolhe o profissional, mas que cada vez mais o profissional também tem escolhido a empresa em que quer trabalhar. Principalmente quando falamos de profissionais extremamente qualificados e com alto potencial de empregabilidade.
As empresas podem ter um ótimo ambiente de trabalho, bom plano de carreira, investir na capacitação de seus colaboradores, ter bons benefícios, remuneração acima da média, mas pouca capacidade de atrair bons profissionais no mercado.
Aquela frase “A propaganda é a alma do negócio” também é válida quando falamos de recrutar profissionais. “Employer Brand” nada mais é do que a propaganda da marca empregadora. Passar uma boa imagem para o mercado aumenta a participação e o engajamento de candidatos em um processo seletivo, além de influenciar diretamente na retenção dos profissionais.
É muito comum que um profissional ao participar de um processo seletivo ou ao receber uma proposta, busque referências sobre a empresa. A empresa deve manter as redes sociais e sites atualizados. É legal trazer publicações, fotos e vídeos que demonstrem um pouco sobre como é o dia-a-dia da empresa, os seus valores e cultura.
A empresa também deve ter clara a mensagem que quer passar, destacando que a marca empregadora deve realmente refletir os valores e cultura que são vividas no dia-a-dia da empresa. Além de atrair bons profissionais, é importante que essas pessoas, uma vez contratadas, se sintam confortáveis no ambiente de trabalho, para que não haja uma quebra de expectativas de ambos os lados.
Além disso, é importante lembrarmos que vivemos em uma era digital, existem sites e redes sociais onde é possível que funcionários das empresas publiquem as suas avaliações e percepções sobre como é integrar suas respectivas companhias. Isso pode contribuir de forma muito negativa ou muito positiva em como as pessoas percebem tal empresa. Portanto a propaganda também deve ser fiel a realidade.
Deixe um comentário