Quando falamos de processo seletivo e mais especificamente em entrevistas de emprego, já nos vem à tona diversas possibilidades de condução desse momento. E muitas vezes olhamos apenas para como o candidato deve se comportar, como ele deve expor seu conhecimento e etc, mas é fundamental que o recrutador também esteja alinhado com as melhores práticas de entrevistas, para que possa obter uma avaliação assertiva sobre o candidato. Por isso, trouxemos algumas dicas práticas para que sua entrevista seja um sucesso.
É fundamental conhecer bem todas as características da vaga, bem como seus requisitos. Estar alinhado com as atividades e responsabilidades que o candidato exercerá ao assumir o cargo, entendendo também qual impacto sua função tem na operação, bem como com quais outros processos e áreas ele se relaciona em sua rotina.
Faça uma análise prévia sobre o profissional que irá entrevistar, entenda o que podem ser seus pontos fortes e seus pontos fracos, que tenham conexão com a posição que o candidato poderá assumir. O apoio de uma consultoria é um grande diferencial nesse momento, pois o entrevistador receberá informações detalhadas sobre os candidatos em um modelo de shortlist.
No momento da entrevista, gere um ambiente agradável para o candidato. É muito comum que o candidato esteja um pouco ansioso ou até mesmo tenso no momento da entrevista, é importante criar um ambiente seguro, tenha empatia, entenda como ele está nesse momento, a empatia é uma das melhores formas de rapport que existem.
Ao iniciar a entrevista, é importante mostrar que você conduzirá o processo, apresente ao candidato o escopo de como construirá a entrevista, assim você o ajudará a organizar seu discurso e também lhe ajudará a organizar as informações que receberá do profissional. Uma dica para essa estrutura é pedir ao profissional que fala sobre sua vida acadêmica e posteriormente sobre sua trajetória profissional, elencando suas principais responsabilidades, atividades e quais seus principais pontos de sucesso e insucesso em cada experiência.
Na medida que o profissional construir seu discurso, faça perguntas que tenham relação com a atividade para o qual ele está sendo entrevistado, é importante deixar claro o que está buscando no background do profissional.
Ao término do alinhamento sobre as experiências, entenda quais são as principais motivações e expectativas que o candidato possui para ter se candidatado nesse processo. Nesse momento é importante avaliar se a resposta vai de encontro ao que a empresa também oferece, caso não seja, apresente o cenário e entenda se o candidato está de acordo.
É sempre importante, apresentar ao candidato, um breve histórico sobre a empresa, bem como detalhes e expectativas que a empresa tem para a função, também apresentando quais são as próximas etapas do processo. É fundamental que o candidato esteja municiado de informações, sempre de maneira transparente, para que em uma eventual proposta, ele tome uma decisão consciente.
Essas são algumas das principais características que uma boa entrevista de primeiro contato com o profissional deve ter. Em uma entrevista técnica, esses e também pontos mais profundos, sobre conhecimentos e vivências específicas na atividade, devem fazer parte da conversa.
Deixe um comentário