Gestão do conhecimento e cultura organizacional são elementos essenciais, que se completam, para formar o ativo intangível de uma organização empresarial.

Dessa forma, a gestão do conhecimento tem sido relevante, fazendo a diferença para as empresas que resolveram implementá-la.

Mas, você sabe o que é gestão do conhecimento dentro de uma organização empresarial? E como as empresas estão implementando essa ferramenta de trabalho no seu dia a dia?

Segundo um artigo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “a gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual”.

Então, nesse artigo vamos conversar com você sobre cultura organizacional e gestão do conhecimento e como as empresas estão trabalhando esse tema, no dia a dia, com seus colaboradores.

Como cultura organizacional e gestão do conhecimento são importantes para o desenvolvimento de uma empresa?

Como a empresa vai implementar a gestão do conhecimento no seu dia a dia e fazer com que ela complemente a sua cultura organizacional?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é a cultura organizacional de uma empresa e como a gestão do conhecimento pode influenciar no crescimento dessa organização.

Como é feita a gestão do conhecimento? Como esse conhecimento é gerado no contexto empresarial?

É sobre isso que vamos falar, pois esse é um assunto que interessa muito aos colaboradores, que são ao mesmo tempo criadores e consumidores desse conhecimento.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, também chamada de empresarial ou corporativa, é o “espelho” de uma empresa, e como ela reflete suas crenças, valores, missão e propósito.

Além do mais, esse ativo é também importante para que a empresa demonstre o que a diferencia e qual o seu posicionamento no mercado.

Então, a cultura organizacional vai ser um importante fator para alcançar suas metas e conquistar os resultados desejados.

Inclusive, esse ativo influencia a relação da organização com os clientes e colaboradores da empresa.

É assim que funciona a chamada cultura organizacional. Dela faz parte a gestão do conhecimento, que aos poucos vem ganhando espaço nas empresas.

No entanto, nem todas já compreenderam a importância dessa ferramenta para alcançar resultados positivos no mundo corporativo.

Vamos entender o que é a gestão do conhecimento?

Qualquer organização empresarial reúne, ao longo dos anos, conhecimentos originados de diversas fontes como, por exemplo, a experiência profissional dos seus colaboradores.

Experiência essa que é compartilhada no dia a dia, e que deve ser incentivada pela empresa, pois ela é um dos “motores” que fazem qualquer organização funcionar.

Mas, essa é apenas uma das fontes. O conhecimento pode ser gerado, também, por iniciativa da própria empresa, oferecendo capacitações para seus funcionários.

Dessa forma, podemos definir a gestão de conhecimento, como a forma de criar, compartilhar, aplicar e gerenciar toda cultura, informação e experiência de uma organização.

Segundo o artigo “A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento”, publicado no Scielo Brasil, “conhecimento é informação combinada com experiência, contexto, interpretação e reflexão”.

Ademais, o artigo destaca que a gestão do conhecimento significa as “estratégias e processos de identificação, captura, e alavancagem do conhecimento para ajudar a empresa a competir”.

Então, devemos concluir diante desse cenário, que essa é uma prática comum na maioria das organizações empresariais do país, certo?

Na verdade não é bem assim! Vamos explicar melhor para você.

Alguns especialistas afirmam que não é fácil implementar a gestão do conhecimento dentro de uma cultura organizacional. Mas, por quê?

Bem, o receio de alguns colaboradores de compartilharem o conhecimento que possuem se deve, muitas vezes, por acreditar que poderá perder para os outros esse conhecimento.

Assim, acreditam que perderiam a “autoria intelectual” do que sabem, do que foi pensado e criado por eles, e consequentemente, o poder de deter essa informação.

Então, cabe à organização empresarial planejar e trabalhar, no dia a dia, a gestão do conhecimento tornando-a uma prática comum.

No entanto, isso demanda um planejamento eficaz, tempo para aplicação e colaboração de todos.

Por isso, a contratação de profissionais que possuem um mind-set mais colaborativo, capazes de gerenciar e compartilhar esse conhecimento, tem sido um fator de extrema importância para as empresas.

 

Conclusão

Como pudemos ver, cultura organizacional e gestão do conhecimento são considerados elementos essenciais para o crescimento de uma empresa.

Compartilhar conhecimento, seja através dos colaboradores ou de capacitações oferecidas pela empresa, são fontes que devem ser incentivadas para que se alcance sucesso.