A sua empresa valoriza o bem-estar dos colaboradores, como uma estratégia para se diferenciar no mercado?
Se a resposta foi sim, parabéns! O seu negócio faz parte de uma tendência crescente que ganhou muito espaço nos últimos anos.
Atualmente, diversas empresas se preocupam com a saúde coletiva dos colaboradores e como isso pode implicar positivamente nos resultados da organização.
E você sabe por que essa preocupação? Muitos funcionários estão sob forte pressão na busca por resultados. Consequentemente, isso leva a um alto grau de estresse e ansiedade. O resultado dessa equação, é o alto índice de afastamento por comprometimentos mentais, como o desenvolvimento da Síndrome de Burnout.
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é uma doença causada pelo excesso de trabalho, que apresenta “sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico”.
Portanto, neste artigo vamos mostrar quais estratégias estão sendo adotadas pelas organizações, para criar um ambiente de trabalho saudável, investindo no bem-estar dos colaboradores.
Bem-estar dos colaboradores: boas práticas adotadas pelas empresas
Segundo um estudo de 2018, publicado pela Época Negócios, as empresas “veem o investimento no bem-estar dos funcionários não só como uma questão de reduzir seus custos em saúde, como também uma forma de melhorar a produtividade e desempenho financeiro”.
Esse estudo mostra ainda, que 43% das empresas pesquisadas acreditam que a implantação de programas voltados para o bem-estar dos funcionários, colaboram para fortalecer seus valores.
Outro ponto que vale destacar neste trabalho, é que 61% delas afirmam que ao oferecerem mais bem-estar para os seus colaboradores, influenciam positivamente a produtividade e os resultados financeiros
Muitas ações – como por exemplo, os programas de recompensas e os espaços para descanso e interação para os colaboradores – estão entre as medidas adotadas.
Como o bem-estar dos colaboradores pode influenciar a produtividade nas empresas?
Em primeiro lugar, o mercado vê com “bons olhos” as empresas que investem no bem-estar dos colaboradores. É um diferencial significativo e muito debatido, sendo um dos principais pontos de interesse para aceitar uma nova oferta de trabalho.
O resultado é que com funcionários mais saudáveis e satisfeitos, a produtividade aumenta.
Os especialistas consideram que investir no bem-estar dos colaboradores é uma estratégia eficiente, que gera resultados concretos para as empresas.
Segundo um artigo publicado pelo site Grandes Empresas & Pequenos Negócios, “Empresas com funcionários satisfeitos são mais propensas a ter sucesso”.
Isso porque, além de um ambiente de trabalho feliz e produtivo, um funcionário saudável ainda colabora para o crescimento da organização.
Quando desenvolve programas de bem-estar, a empresa tem como resultado funcionários felizes e satisfeitos, que se sentem parte dela porque “sabem que são valorizados”.
Então, o mercado corporativo está atento para essa tendência, e ao longo dos últimos anos, e por isso, as organizações têm buscado implementar programas e ações que atendam a essa necessidade.
No entanto, muitas empresas ainda não têm essa visão. Se limitam a pagar o salário dos funcionários e não dedicam uma atenção especial para incentivar o contentamento, a satisfação e o entusiasmo deles.Colocando em risco o sucesso do seu próprio negócio.
Mas, como mudar esse cenário dentro da sua empresa? Que tal começar conhecendo melhor seus colaboradores e descobrir quais são suas principais ansiedades, desejos e queixas?
Isso é o que muitas empresas estão fazendo. É apenas um dos passos.
Estratégias para o bem-estar do colaborador que estão dando certo
Sabemos que, para muitas empresas, implementar um programa de saúde e bem-estar dos colaboradores não é uma tarefa muito fácil.
Faltam recursos, tempo e até boa vontade. No entanto, no longo prazo, as organizações poderão constatar os benefícios dessa estratégia.
A pergunta é: por onde começar?
Vamos conhecer algumas ações que empresas têm implementado e obtido resultados positivos.
1- Ouça o seu colaborador
Antes de começar a planejar um programa de saúde e bem-estar na sua empresa, procure entender o seu funcionário.
Estabeleça um plano estratégico e estruturado para ouvir e descobrir quais são as necessidades, desejos, medos e sonhos das pessoas que colaboram para o crescimento do seu negócio.
Se for necessário, procure ajuda de um profissional.
2- Que tal oferecer um ambiente de trabalho confortável?
Já pensou quantas horas o seu colaborador precisa trabalhar em uma mesma posição, com cadeiras e mesas desconfortáveis, salas barulhentas ou mal iluminadas?
Dessa forma, a ergonomia é uma ação que pode modificar o local de trabalho do seu colaborador, evitando desconfortos e prevenindo a ocorrência de doenças ocupacionais.
Comece oferecendo uma cadeira mais confortável para que as horas seguidas de trabalho do seu funcionário, deixem de ser uma tortura.
3- Implemente um programa de atividades físicas
Estimule seus colaboradores a praticarem atividades físicas.
Essa é uma estratégia que a empresa pode oferecer no próprio ambiente de trabalho, como por exemplo, criando espaços para a prática de alongamentos, exercícios aeróbicos, yoga ou pilates.
Outra ideia seria oferecer descontos em academias.
4- Ofereça flexibilização de horários
Essa é uma estratégia que tem sido adotada com sucesso por várias empresas.
Inclusive, o home office é uma forma de oferecer ao colaborador, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Essa estratégia tem se mostrado eficiente para a política de retenção de profissionais de diversas organizações empresariais.
5- Implemente ações de reconhecimento profissional
Valorizar o trabalho do seu colaborador é uma forma de incentivá-lo a produzir com mais eficiência.
Oferecer oportunidades de crescimento corporativo para sua equipe, por exemplo, pode ser uma excelente forma de reconhecer o trabalho de cada um.
Nem sempre só a plaquinha de “melhor funcionário do mês” é o suficiente!
Mãos à obra
Implementar uma estratégia de bem-estar dos colaboradores é uma forma de investir no crescimento da sua empresa.
Diversos estudos têm mostrado que um funcionário saudável e feliz com o seu local de trabalho e com as suas funções, produz com mais foco e eficiência.
O aumento da produtividade na empresa é apenas um dos benefícios que pode ser alcançado com um programa de saúde e bem-estar corporativo.
Inclusive, no artigo Seu salário emocional está em dia?, que você encontra em nosso blog, nós falamos sobre a ideia de que um “salário emocional” pode influenciar na qualidade de vida do colaborador. Que tal conferir?
Pense nisso e comece agora um programa de bem-estar dos colaboradores da sua empresa.
Photo by Smartworks Coworking on Unsplash
Deixe um comentário